quinta-feira, 28 de abril de 2011

Apple esclarece a polêmica do rastreamento dos usuários em seu site



Após a polêmica do rastreamento de geolocalização dos usuários – chamado de LocationGate -, que resultou em processos de pelo menos dois consumidores e em uma convocação para depor (junto com a Google) a respeito, a Apple decidiu se pronunciar. Em seu site, a empresa de Cupertino publicou uma série de perguntas e respostas sobre o caso e diz, logo de cara, que não está rastreando nenhum dispositivo.

Abaixo, a tradução do comunicado da Apple, que pode ser lido em inglês aqui.

1. Por que a Apple está rastreando a localização do meu iPhone?
A Apple não está rastreando a localização do iPhone. A Apple nunca fez isso e não tem plan os de fazê-lo.

2. Então por que estão todos tão preocupados com isso?
Dar aos usuários de dispositivos móveis uma rápida e precisa informação de localização enquanto preserva sua segurança e privacidade levantou alguns problemas complexos difíceis de serem resumidos. Os usuários estão confusos, parcialmente porque os criadores desta tecnologia (a Apple inclusa) não os avisaram e os instruiram sobre estes problemas a tempo.

3. Por que o meu iPhone registra minha localização?
O iPhone não registra a sua localização. Ele está mantendo um banco de dados de hotspots de redes Wi-Fi e torres de recepção de sinais de celular em sua localização, e algumas podem estar longe de seu iPhone, para ajudar o aparelho a calcular a sua localização quando pedido. Calcular a localização de um telefone usando o GPS pode demorar alguns minutos. O iPhone pode reduzir este tempo a alguns segundos usando as redes Wi-Fi e as torres de celulares e triagular a sua posição quando o GPS não está disponível (como a portas fechadas ou em porões). São cálculos feitos em tempo real usando as redes Wi-Fi e torres de celulares de milhões de iPhones enviando sua geolocalização de forma anônima e encriptada pela Apple.

4. Este banco de dados está armazenado no iPhone?
Este banco de dados é grande demais para caber no iPhone, então nós baixamos um cache apropriado para cada aaprelho. Este cache é protegido, mas não encriptado e becapeado no iTunes sempre que você sincroniza o aparelho. O becape é encriptado ou não, dependendo da preferência do usuário. As informações de localização que os analistas viram no iPhone não é a localização presente ou passada do aparelho, mas a localização de redes Wi-Fi e torres de celular ao redor do iPhone. Iremos parar de armazenar este cache na próxima atualização de software (mais informações abaixo).

5. A Apple pode me localizar baseada em minha geolocalização das redes Wi-Fi e torres de celular?
Não. Estas informações são anônimas e encriptadas. A Apple não consegue identificar a fonte deles.

6. As pessoas identificaram até um ano de informações de localização armazenadas no iPhone. Porque ele precisa de tantos dados para encontrar a minha posição hoje?
Os dados não são da localização do iPhone – são caches das redes Wi-Fi e de torres de celular. O iPhone armazenando tantos dados é um bug que corrigiremos em breve. Não pensamos que o iPhone precise armazenar mais do que sete dias destes arquivos.

7. Quando desligo o Localização de Serviços, por que o iPhone continua atualizando o bando de dados das redes Wi-Fi e de torres de celular?
Não deveria. É um bug que corrigiremos.

8. Quais outras informações de localização que a Apple está coletando do iPhone, além das redes Wi-Fi e torres de celular?
A Apple coleta tráfego anônimo de dados para construir um banco de dados melhor nos próximos anos.

9. A Apple disponibiliza estes dados a outras empresas?
Nós disponibilizamos logs de erros anônimos dos usuários que optaram por ajudar os desenvolvedores a melhorar os seus aplicativos. O nosso sistema de publicidade online, o iAd, pode usar a localização do usuário para oferecer anúncios específicos. A localização não é compartilhada com nenhum desenvolvedor além da Apple a não ser que o usuário explicitamente aprove.

10. A Apple acredita que a segurança e privacidade de informações pessoais são importantes?
Sim, fortemente. Por exemplo, o iPhone foi o primeiro a perguntar aos usuários se eles querem oferecer os seus dados de localização em aplicativos. A Apple continuará como um dos líderes em reforço de segurança e privacidade de informações pessoais.

Como anunciou na questão quatro, a Apple adiantou alguns detalhes da próxima atualização do iOS, que acontecerá nas próximas semanas. Ela reduzirá os dados de localização armazenados no iPhone, parará de fazer o becape deles, deletará o cache quando o Localização de Serviços estiver desligado e este cache passará a ser encriptado.

0 comentários:

Postar um comentário